Autoconhecimento: Testes de perfil comportamental!?

Eai pessoal, como estão?

Achei que seria válido um tópico sobre o tema:

Perfil comportamental! e testes free (acessíveis) hehe

A proposta seria o compartilhamento de conteúdos que possibilitem mais autoconhecimento e autoconsciência para nossas relações interpessoais que temos no dia a dia (como agimos e/ou podemos agir no trabalho, na faculdade, nos projetos, etc…)!

12 Likes

Como deixa, já coloco essa primeira contribuição de conteúdo:

Perfil MBTI

No meu post de apresentação citei meu perfil MBTI, acho bem interessante…

Para quem não conhece, esse artigo fala um pouquinho sobre a metodologia (pra quê e como surgiu… :open_mouth: )

E aqui:

https://www.16personalities.com/br/teste-de-personalidade

você consegue fazer o teste #free (ah, na versão em Inglês, o site oferece conteúdos e dicas de acordo com seu perfil)… :wink:

Eu gosto dessa ‘classificação’ porque ela traz de uma maneira geral, como eu sinto que me comporto, mas não tinha conseguido traduzir em palavras até então…

Aliás, sou ENTP hehe acho que até da para perceber pela forma como me comunico por aqui… :upside_down_face:

Ah, e ele também não é fixo… as vezes muda… como nossa vida/carreira… mais uma evidência de como somos fluidos, e moldamos (in/conscientemente) nossos comportamentos de acordo com o ambiente que estamos expostos e as ‘demandas pessoais/profissionais’ … (conseguir ingressar em uma faculdade, terminar a faculdade, conseguir um emprego/estágio, etc…) - até está parecendo papo de coach quântico, perdão :rofl:

Confesso que já fiz alguns, muitos, testes por ai… até aqueles do BuzzFeed para descobrir qual a minha mistura de: pastel de feira + doguinho… no caso, sou especial de carne e vira lata caramelo :dog:

Brincadeiras a parte, voltando a linha de raciocínio, quais metodologias vocês já fizeram? e o que acharam? tem o link? #quero :performing_arts:

11 Likes

Olá @juliaishimi , tudo bem?
Eu fiz esse teste em 2018 e agora novamente, e tô impressionada com a mudança que aconteceu, eu saí de ESFP -T para ENFP-T, que são coisas completamente diferentes :laughing: (mas eu acho que esse segundo parece mais comigo, e eu amei o resultado).
Enfim, já fiz muitos testes como esse nessa vida, vou pesquisar novamente e trago aqui quando achar!

3 Likes

Há um tempo fiz esse aqui de perfil criativo:

Achei o conteúdo interessante também! Porém, ele só está disponível em inglês… tem alguns termos específicos que eu fui no feeling para responder haha

Nesse o meu deu “The Visionary: imagining the impossible”… bem idealista ela hahahah algo como …“cheia de grandes ideias, habilidade de ver potencial e possibilidades em qualquer lugar”… e o ‘perfil complementar’ seria “The Thinker” com seu “rational approach”

3 Likes

Eu amo/sou o MBTI e cada vez que eu faço dá um resultado diferente kakaka. Sério, lembro já de ter tipo uns 2 resultados diferentes desde que fiz pela primeira fez, há uns 5 anos! Acho que varia de acordo com o momento de vida :smiley:
PS: adorei que o relatório no site é super completo rs, fala desde carreira até vida amorosa hahah

Refiz agora e sou ESFJ-T, é o ‘‘Cônsul’’ e realmente, achei que tá bem de acordo :heart:

Falando em outros testes de personalidade, lembrei do DISC também. Ele tem algumas coisas em comum com o MBTI, mas diz que existem 4 padrões de comportamento que podem estar mais presentes na personalidade da gente:

D: dominância - relacionado a como a gente lida com problemas/desafios
I: influência - relacionado a como lidamos com outras pessoas e influenciamos/somos influenciados
S: estabilidade - relacionado a como lidamos com as mudanças
C: conformidade/cautela - relacionado a como lidamos com regras/processos que são estabelecidos pra gente

É bem bom e tem ele online de graça também. Só acessar aqui: https://tinyurl.com/discteste

Achei esse resuminho que fala um pouco sobre o que busca cada um dos padrões de comportamento, olha:

Enfimmm, é um bom teste também pra quem tá buscando se entender melhor :papagaio:

3 Likes

Ah e pesquisando eu achei um outro teste de personalidade que recomendaram no Grupo Anga :heart:

É pra você descobrir suas forças, chama VIA Strenghts e tem só disponível em inglês. Deixando aqui caso alguém queira fazer! Só ver aqui: https://www.viacharacter.org/survey/surveys/takesurvey

2 Likes

Voltei para falar de um teste que ainda não vi aqui: o Eneagrama, já ouviram falar?
Ele mostra a tua personalidade de acordo com 6 opções que você tem que marcar, entre “nada a ver comigo” a “tudo a ver comigo”.

Eu achei um site que permite fazer o teste se deixar o email, esse aqui ó: http://meueneagrama.com/test/teste-eneagrama/

4 Likes

Meu Deus eu sou o Ned Stark! Kkk
Tirando a brincadeira, amo esses testes! Obrigada!

3 Likes

Carol,
Eneagrama é uma ferramenta muito legal. Já me ajudou muito durante um tempo. Acho interessante. Só que faço um alerta. ela tente a ser muito determinista. Pelo menos a experiência que tive com a aplicação dela foi. Então minha sugestão é que ao usa-lá tenha uma certa moderação. No mais, é uma boa ferramenta de autoconhecimento.
Bjs!!

2 Likes