Compartilhando conteúdos antirracistas

Oi, gente! Como vocês estão?

Carol da Eureca aqui :). Tô criando esse tópico por algumas coisas que tem rolado e senti necessidade de trazer aqui.

Creio que muitos de vocês já viram os protestos que estão rolando relacionados ao Black Lives Matter (Vidas Negras Importam em tradução literal). Pra quem não acompanhou, é uma onda de protestos que tá rolando mundialmente e que começou após a morte do George Floyd, um homem negro, por um policial branco nos Estados Unidos. É uma explicação bem superficial e simplista do que rolou, então quem quiser saber mais recomendo dar uma pesquisada.

Eu tenho me visto num processo de educação antirracista do ano passado pra cá e acontecimentos como esse só intensificam minha necessidade de aprender mais sobre pautas como racismo estrutural, negritudes, privilégios da branquitude e outras pautas que giram em torno desse tema. E também tenho tentado ativamente aumentar as minhas referências de conteúdo e de pessoas que produzem esses conteúdos e que são negras. Olhando pra isso e inspirada por um tópico que o @SandyAquino puxou sobre o livro Quilombismo, que ele tá lendo, vim deixar algumas referências de conteúdo aqui também. Mas principalmente perguntar pra vocês que outras referências vocês conhecem. Pode ser uma conta do instagram, músicas e álbuns, livros, filmes, séries, autores e autoras, atrizes e atores e por ai vai.

Deixo quatro aqui pra começar e que tem me ensinado/já me ensinaram muito:

1. O livro Pequeno Manual Antirracista da Djamila Ribeiro (aqui): conheci ela ano passado nas redes sociais e o livro foi uma AULA muito prática sobre entender como que o racismo permeia muita coisa que a gente faz - individualmente e como sociedade. E falo aula porque realmente o livro é bem prático, tem muitas recomendações de como agir e rever nossos pensamentos.

2. Os livros da Conceição Evaristo: Ela é uma autora que participa de movimentos de valorização da cultura negra no Brasil e isso reflete muito na escrita dela. Eu gosto muito de um que chama Insubmissas Lágrimas de Mulheres. e outro que chama Olhos D’água, ambos trazem histórias de mulheres com suas dores, lutas e afetos.

3. O livro Quarto de Despejo da Carolina Maria de Jesus: esse é um dos que mais me marcou. O livro é o diário dela de quando vivia no Canindé, em São Paulo, e era catadora de lixo. O tema da fome e da pobreza permeia quase todos os relatos dela e o jeito que ela escreve mexe muito comigo. Recomendo demais.

Tem algumas outras referências que lembrei também, mas queria saber se vocês topam compartilhar os conteúdos/referências que estão seguindo sobre os temas de racismo e negritudes., por favor.

Obrigada :heart:

comu

17 Likes

Excelente Carol, práticas antirracistas somam a luta.

Vou começar indicando um perfil de instagram da professora @babiscarine. Inclusive ela acaba de lançar um livro : @Descolanizando_Saberes Mulheres Negras na Ciência.

Professora Bárbara é uma potência, conheçam !!!

Tenho certeza que esse Tópico vai bombar e eu estarei por aqui !!!

abraços <3

8 Likes

Opa, suuuper importante essa pauta! Também tenho sentido necessidade de me educar sobre temáticas antirracistas e buscado referências para “descolonizar” minha forma de pensar ver o mundo.

Tenho estado muito próximo do mundo do design, então busquei por assuntos relacionados à isso. Foi aí que descobri esse artigo “Onde estão nossas referências negras em Design?”, ele fala 6 referências negras do design, a mudança social que causaram e as conquistas que tiveram ao longo da carreira.

Pra quem gosta da área, também encontrei um artigo muito bom e lotado de boas referências e estudos chamado “A história do Cadê os Pretos no Design”. Foda. Recomendo muito.

E também, um tweet sobre a relação de fontes tipográficas e racismo. Mais especificamente, a fonte de Jurassic Park Sim. É isso mesmo. Clica aqui.

Além disso, também tem a lista de petições pra você assinar em alguns minutinhos. Isso ajuda muito na luta contra o racismo e pela justiça de vidas negras. Você pode encontrar tudo aqui : https://blmbr.carrd.co/ (tbm tem vários materiais pra ver e consultar).

4 Likes

Gente, como alguns devem saber eu sou da área de Teologia e trabalho bastante envolvido nesse espaço no combate ao fundamentalismo religioso… Ouso dizer que, em alguma medida, o racismo é um produto de uma teologia colonial e escravagista que dizia que “corpos negros não tem alma”, ou que a cor da pele preta é “a marca do pecado de Caim”, ou ainda que “ser cristão é tratar bem os escravos que possui” e que “é necessário ir e cristianizar todos os povos”…

A teologia cristã eurocêntrica e posteriormente a estadounidense são algumas das grandes responsáveis pelo racismo que vemos hoje em dia…

Nesse sentido, quero deixar algumas indicações de livros que abordam sobre esse tema:

• Teologia Negra: O sopro antirracista do Espírito; Ronilso Pacheco, 2019
  • Ocupar, Resistir e Subverter Ronilso Pacheco, 2016
  • A religião mais negra do Brasi Marco Davi de Oliveira, 2015

Além disso tem também algumas pessoas que vocês podem seguir nas redes sociais (link do Insta em cada nome)… São pessoas pretas envolvidas com o ambiente da teologia e o universo da religião evangélica, que são vozes importantes na luta antirracista e no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil

Liz Guimarães
Jaqueline Silva
Pr Rás André
Ronilso Pacheco
Antônio Valente
Afrocrente

Além disso tem o tweet do Afrocrente com uma LISTA de figuras negras importantes e antirracistas no meio Evangélico… A lista é enorme!!! O Afrocrente é um dos Coordenadores do MOVIMENTO NEGRO EVANGÉLICO que é um movimento que tem o objetivo de promover reparação história da teologia evangélica com o racismo que ela reproduziu/reproduz ao longo dos anos no nosso país!! Deem uma conferida que é incrível!

3 Likes

Excelente

1 Like

eu como bibliotecario sempre acreditei na importancia da leitura, são otimos livros e frisando quarto de despejo , carolina maria de jesus é sinonimo de resiliência ,

2 Likes

Olá, pessoal.

Também estou nesse processo e gostaria de sugerir o canal no You Tube da Dra. Aza Njeri - https://www.youtube.com/c/AzaNjeri/featured.

Fiz recentemente um curso ministrado por ela “África e Diáspora: Caminhos Pluriversais” e foi extremamente enriquecedor. Ela é bastante didática e nos ajuda a entender como chegamos até aqui, ampliando o olhar.

3 Likes