Oi, gente! Como vocês estão?
Carol da Eureca aqui :). Tô criando esse tópico por algumas coisas que tem rolado e senti necessidade de trazer aqui.
Creio que muitos de vocês já viram os protestos que estão rolando relacionados ao Black Lives Matter (Vidas Negras Importam em tradução literal). Pra quem não acompanhou, é uma onda de protestos que tá rolando mundialmente e que começou após a morte do George Floyd, um homem negro, por um policial branco nos Estados Unidos. É uma explicação bem superficial e simplista do que rolou, então quem quiser saber mais recomendo dar uma pesquisada.
Eu tenho me visto num processo de educação antirracista do ano passado pra cá e acontecimentos como esse só intensificam minha necessidade de aprender mais sobre pautas como racismo estrutural, negritudes, privilégios da branquitude e outras pautas que giram em torno desse tema. E também tenho tentado ativamente aumentar as minhas referências de conteúdo e de pessoas que produzem esses conteúdos e que são negras. Olhando pra isso e inspirada por um tópico que o @SandyAquino puxou sobre o livro Quilombismo, que ele tá lendo, vim deixar algumas referências de conteúdo aqui também. Mas principalmente perguntar pra vocês que outras referências vocês conhecem. Pode ser uma conta do instagram, músicas e álbuns, livros, filmes, séries, autores e autoras, atrizes e atores e por ai vai.
Deixo quatro aqui pra começar e que tem me ensinado/já me ensinaram muito:
-
O livro Pequeno Manual Antirracista da Djamila Ribeiro (aqui): conheci ela ano passado nas redes sociais e o livro foi uma AULA muito prática sobre entender como que o racismo permeia muita coisa que a gente faz - individualmente e como sociedade. E falo aula porque realmente o livro é bem prático, tem muitas recomendações de como agir e rever nossos pensamentos.
-
Os livros da Conceição Evaristo: Ela é uma autora que participa de movimentos de valorização da cultura negra no Brasil e isso reflete muito na escrita dela. Eu gosto muito de um que chama Insubmissas Lágrimas de Mulheres. e outro que chama Olhos D’água, ambos trazem histórias de mulheres com suas dores, lutas e afetos.
-
O livro Quarto de Despejo da Carolina Maria de Jesus: esse é um dos que mais me marcou. O livro é o diário dela de quando vivia no Canindé, em São Paulo, e era catadora de lixo. O tema da fome e da pobreza permeia quase todos os relatos dela e o jeito que ela escreve mexe muito comigo. Recomendo demais.
Tem algumas outras referências que lembrei também, mas queria saber se vocês topam compartilhar os conteúdos/referências que estão seguindo sobre os temas de racismo e negritudes., por favor.
Obrigada