Formei, e agora?

Oi pessoal!! Como vocês estão? Espero que bem!! :slight_smile:

Vamos falar um pouco sobre as incertezas e inseguranças de quem acabou de se formar ou está quase terminando os estudos?

É normal se formar e ficar em dúvida do que fazer, como fazer
e pra onde ir. Ficamos em dúvida se procuramos logo um trabalho, se ingressamos na pós ou em alguma especialização ou se seguimos outro caminho. A cada dia que passa, nós, estudantes, ficamos mais aflitos e preocupados com o futuro. A cobrança em cima da vida profissional já começa na hora de escolher o curso e se estende até o final, onde surge a dúvida: “Formei, e agora?” :face_with_raised_eyebrow: :face_with_raised_eyebrow:

Pensando nisso, gostaria de saber a opinião de vocês! Todo mundo também se sente inseguro? Já sabem o que querem fazer depois de formar? Tem algum conselho para quem ta em duvida e sem saber o que fazer ? haha

Então, bora conversar? Quero “ouvir” voces! :slight_smile:

10 Likes

Oi @Rayanellvr, acabei engenharia civil em 2019.2. Nossa, o quanto eu estava ansiosa pra esse momento, eu passei o semestre pensando nisso, focando em processo seletivo :heart_eyes: quando de fato caiu a ficha (apenas na cerimônia em fevereiro ahhahaha) eu entendi que não teria mais uma faculdade, e pior, ainda não tinha passado em processo seletivo, e pior ainda (pelo menos na minha cabeça) eu estava com pouca experiência em estágio, emprego… Veio todo aquele “e agora?”, pressão dos familiares “vai pra pós?”, “e o emprego?”, eu me sentia frustrada, pressionada, perdida. Mas sabe, ainda é uma escolha que deve ser minha, eu já acabei uma graduação, eu sou maior de idade, eu, nesse caso, tenho responsabilidades comigo mesma, não podia me pressionar ou deixarem me pressionar dessa maneira.
Eu levei um tempinho pensando nas minhas escolhas, vi uma oportunidade de MBA com assuntos que eu realmente me interessava e foi o que quis. Também pensei no quanto eu queria ter visto outros assuntos importantes em engenharia civil, que tinha gostado, mas eram abordados de maneira mais rápida. Foi isso que fez eu começar uma segunda graduação… Tá, então porquê não ir logo pra pós? Eu só tenho 22 anos hahahah não me senti pronta pra pós, não soube qual pós decidi e achei o MBA mais certo pro meu propósito junto com a segunda graduação e eu tô mega bem com isso.
Se eu fosse dar um concelho, com certeza seria pra ver todas as opções, qual você se sente pronta pra ir, como você se vê na frente. Sim, é ótimo ouvir outras opiniões também, desde que você ainda tenha a sua palavra final, afinal é o começo da sua carreira, é o que você deseja de fato fazer. Espero que esse textão ajude em algo :joy::joy:

10 Likes

Oie, @Rayanellvr!

Acho que é super natural ter essas dúvidas. Eu lembro de uma conversa que tive com o Guto Júnior, que é do Instituto Anga, e ele sabe muito sobre o tema de carreiras em geral. O Guto sempre fala que a gente costuma ter uma visão de que a carreira (seja a que começa antes, durante ou depois da faculdade) super linear e até pensando que uma coisa é necessária pra outra, por exemplo:

“Vou sair da faculdade, fazer um estágio na empresa X, aprender tal idioma/habilidade, fazer uma pós, depois fazer um trainee e estar em tal cargo até tal idade”

Confesso que eu mesma tinha um pensamento bem linear e o que me ajudou a entender que haviam outras possibilidades foi conhecer histórias de pessoas que eu admiro e que não necessariamente seguiram um caminho linear depois que se formaram. Teve gente que voltou a estudar formalmente, teve gente que fez cursos livres, teve gente que seguiu trabalhando, gente que tá fazendo uma segunda graduação e por ai vai. Com tanta referência, eu percebi que de fato tinham caminhos diferentes e eu precisava entender o que fazia mais sentido pra mim no fim das contas hahah.

A insegurança não deixa de estar presente nas escolhas que faço, mas tento sempre decidir meus caminhos me perguntando coisas como:

• Como essa opção se conecta com meu momento de vida agora?
  • O que vai mudar na minha rotina daqui pra frente se eu fizer essa escolha?
  • Isso faz sentido pra mim mesma ou é expectativa externa de outras pessoas para que eu faça essa escolha?
    E por ai vai!

Sinto que me perguntar isso sempre faz com que a tomada de decisão seja mais consciente e autêntica, sabe? E é assim que tento fazer :smiley:

6 Likes

Adorei, meninas!! @Isa_duca e @carol.souza :heart_eyes: :heart_eyes:

Uma das principais coisas que temos que colocar na nossa cabeça é: cada um tem seu tempo e suas escolhas, e ta tudo bem ter dúvidas ou seguir um caminho diferente daquele que esperam de você!

Acho que aprender a tomar decisões sem se preocupar muito com as expectativas externas é um processo e nele você aprende também a se conhecer melhor!

Tem uma frase de Goethe que gosto muito: “Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes”. E é isso, nem todo caminho vai ser bom pra todos, mas sempre tem um que te cabe melhor do que os outros.

:purple_heart: :purple_heart:

Vou levar todas essas dicas comigo!! :star_struck:

6 Likes