Juventude em Movimento - Boas novas na quarentena

Gente, então é isso, estamos indo para o quinto mês de quarentena no Brasil e das conversas que eu tenho tido com os jovens, o cenário que nos encontramos tem sido gatilho pra muita gente (grupo do qual eu também faço parte). :mask: :mask:

Pensando um pouco nisso eu vim aqui na comunidade propor um espaço que gere esperança em nosso corações e quando eu falo esperança eu to falando de fazer chamuscar aquela fagulha de fé de que sim, podemos continuar acreditando que o mundo melhor que a gente ouviu na 4ª série que era a gente que construiria é possível e tá se desenvolvendo… :reminder_ribbon: :reminder_ribbon:

Por isso, meu objetivo aqui é criarmos um MURAL DAS BOAS NOVAS! Conta aqui pra gente sobre movimentos que tem acontecido onde você está e que tem transformado o mundo que você habita! :on: :on:

Sabe aquela ação solidária pra entregar cesta básica? Sabe aquela ONG pra ajudar crianças em situação de rua? Sabe as homenagens pra profissionais de saúde que estão na linha de frente? Queremos saber de tudo isso! Mostra aqui que apesar desse cenário complexo, delicado e difícil, muita gente é como a gente e não desistir de SER a mudança que quer ver no mundo!

Eu mesmo trago ótimas notícias daqui de Curitiba

Nessa reportagem aqui tem uma ONG que eu faço parte que conseguiu várias “Cestas Básicas Digitais” que nada mais são do que cartões de vale alimentação para entregar na favelas de Curitiba (sim, Curitiba tem favela). Eles fizeram isso em parceria com a ONG incrível do Gerando Falcões.

Além disso, tem uma empresa social aqui na cidade chamada Youngers que trabalha com empregabilidade e empreendedorismo e que tem participado de várias experiências de contratação de jovens da favela de Curitiba, mesmo no meio da pandemia.

Eu faço Geografia na UFPR e apesar de eu ser do Bacharelado, to sabendo de várias iniciativas do pessoal da licenciatura para CONTINUAR AS AULAS DOS CURSINHOS SOLIDÁRIOS, além deles terem juntado com as outras licenciaturas e terem feito o maior mutirão de doação de apostilas de pré-vest da história dessa cidade!!

Eu e a minha organização, Evangélicxs Pela Diversidade, conseguimos uma parceria com 7 psicólogos que estão disponíveis para atender LGBTs que estão sofrendo com LGBTfobia em suas casas e que por conta da pandemia muitas vezes não podem sair dos seus contextos de violência… São até 5 sessões de terapia gratuitas pelo projeto… Os atendimentos já estão todos lotados e agora estamos correndo atrás de mais gente pra atender a galera e o mais incrível é que já temos mais psicólogos dispostos a ajudar!

Sabe, eu sei que tá difícil e que sofremos de formas e intensidades distintas… O objetivo desse Mural não é fechar os olhos pra todos os desafios, problemas e lutas que temos, mas muito pelo contrário, é fortalecer nossos pés na caminhada e fazer ecoar em nós uma voz proclama o verso do poeta “Da luta não me retiro!”

Tem muita gente boa fazendo muita coisa boa por aí e isso gera em nós ânimo pra seguirmos acreditando que isso tudo #VaiPassar e que enquanto não passa seguiremos caminhando! É claro que defendo o isolamento social, mas não é por isso que desacredito do “ninguém solta a mão de ninguém”. Estamos (re)aprendendo novas formas de segurar a mão de todo mundo!

E aí, o que tá acontecendo no seu lado?

4 Likes