Leitura - O Quilombismo

Galera nesse tempo de pandemia uma boa pratica, para quem pode, é a leitura !

Comecei ontem a ler o Livro : O Quilombismo - de Abdias do Nascimento.

Queria compartilhar com vocês e convidar para ler o livro e discuti-lo aqui.

Quem topa ?

12 Likes

@SandyAquino que demais! Amei esse tópico.

Eu nunca li o livro, mas dei uma procurada nele na internet. É esse aqui, né?

Quero saber mais do que você achou da leitura! A quarentena aqui tem sido de muita leitura e considerei super colocar nas próximas compras minhas hahah

2 Likes

Estou no terceiro capítulo e ta super empolgante e agregador.

Entender a formação e construção do nosso Brasil por perpectivas muitas vezes silenciadas nos ajuda a crescer enquanto cidadãos concientes e minimiza nossa alienação.

Ps. não quis detalhar pra não estragar as supresas de quando vc ler rs.

Ps. quando ler não esquece de vim aqui rs

2 Likes

Irado, sério! Li a descrição e curti muito. Brigada pela indicação!

Pode deixar que trago aqui sim <3

1 Like

Oi, Sandy
Estou em defesa de TCC esse ano e o Abdias faz parte da minha referencia bibliográfica! :smiling_face_with_three_hearts: :brown_heart:
Amei o tópico!

3 Likes

que bom @ThamyrisDuarte14, um exemplo de luta. Sucesso no TCC viiu :heart:

3 Likes

Poderiam falar qual a impressão que tiveram do livro, o que ele trás como reflexão.

1 Like

Oi @matil o livro está se mostrando excelente, porém eu ainda não terminei, estou no documento 4.

Abdias nos três primeiros documentos, dentre outras coisas, relata sua experiência como estudioso e difundidor do pan-africanismo. Além de trazer para nós leitor a historia do Brasil sobre uma perspectiva ancestral e a importância dessa perspectiva. Ele vem defendendo esse não apagamento. O quilombismo se mostra como uma proposta de orientar filosoficamente e intelectualmente dentro de sua referência histórica os povos negros, baseado especificamente de um processo endógeno a negritude, pois as abordagens exógenas terminam se distanciando da realidade.

Claro que o livro é muito mais do que eu consigo explicar, e que também é isso o que eu consegui entender, NÃO CONFIE EM MIM LEIA <3

abraços ;)

E ai galera, alguém começou essa leitura ?

É isso!!! ‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’. (Albert Einstein)

1 Like