#PerguntaAí: Somos o Time de Operações da Eureca e estamos por aqui!

Ei, gente! Tudo certo?

Decidimos fazer um #PerguntaAí com o Time de Operações da Eureca (parte dele, hehe) pra compartilhar com vocês nossas experiências e o que já vivemos fazendo a ponte entre vocês, jovens, e o mercado de trabalho.

O Time de Operações é quem toca os processos seletivos de ponta a ponta, desde a seleção online, as dinâmicas presenciais e os feedbacks que chegam até vocês. Aqui nesse tópico, vocês vão interagir principalmente com a Carlinha, a Laurinha, o Dani e o Lucas! Eles já tocaram processos de estágio e trainee em empresas como a Roche, 3M, PepsiCo, Dow, McDonald’s, TemBici, Coty e Globo - e muito mais!

Mas antes…
Como funciona o #PerguntaAí? :thinking:

É bem simples na verdade! A gente tá por aqui pra compartilhar histórias sobre o que já vivemos estando no papel de gestão de projetos aqui na Eureca e os bastidores dos processos seletivos. Vocês mandam as perguntas aqui, em resposta ao tópico, e nós vamos respondê-las - respeitando as informações que forem confidenciais e também o manual do jovem (se você ainda não deu uma olhada, só clicar aqui: :green_book:

O que eu posso perguntar?
O que tiver vivo pra você! A gente vai responder sobre experiências que já vivemos, então se você tiver uma curiosidade de saber por exemplo qual foi o melhor processo que fizemos, um presencial que nos marcou, o que acontece na sala de deliberação com os gestores etc, esse é o lugar pra trocarmos sobre isso.

Bora conversar? :smile:

comu

28 Likes

Fala galera! Eu sou o Dani :grin:

Estou no time de Operações desde 2018, então tenho algumas histórias por aqui hahaha, fiquem a vontade para perguntar o que quiser :slight_smile:

19 Likes

Ei, seus lindxs! Sou o Lucas (ou Mineiro) :vulcan_salute:
Tô na Eureca desde ano passado e também tenho muitos causos para contar! Hahaha

20 Likes

Oi oie, gente! Como estão?

Sou a Laura e estou no time de Operações há pouco mais de um ano!
Pode não parecer muito, mas as coisas são intensas por aqui e já vivi de tudo hahah

Curiosa pra saber com quem de vocês eu já troquei alguma mensagem ou encontrei em algum presencial :eyes: Me conta se você lembra de mim! E #PerguntaAí :smiley:

19 Likes

Olá pessoal, estou mega feliz com esse novo espaço de troca :heart_eyes:

Eu sou a Carla, estou no time de Operações da Eureca desde 2016 e vocês devem imaginar que nesse tempo todo muita coisa já aconteceu rs
Vou adorar compartilhar algumas histórias e tirar as dúvidas de vocês.
Então bora, #PerguntaAí

14 Likes

Olá, queridos!! Como vocês estão?

Eu acho que já cruzei com a @carla.lopes em algum dos processos seletivos da Eureca. Vocês são sempre muito atenciosos e queridos, não tenho do que reclamar.

Queria que vocês contassem um pouquinho dos bastidores processo seletivo de estágio da Globo. Acredito que tenha sido um projeto bem grande por envolver toda a empresa, os dois semestres desse ano e milhares de inscritos. Ainda sobre esse processo, também queria saber se, por conta da pandemia de Covid-19, ainda há possibilidades de chamar estagiários para o segundo semestre.

Um grande abraço a todos!

15 Likes

Olá pessoal, muito prazer!

Gostaria de saber o que mudou na gestão de processos seletivos na quarentena? Tem mais trabalho? Como esta sendo a adaptação?

Obrigada :slight_smile:

13 Likes

Fala @bibis_alo vou responder um pouquinho sobre como estão os projetos dos clientes que meu Squad opera.

Ahh, só para explicar, o time de Operações da Eureca trabalha com Squads, então cada Squad é responsável por trabalhar com alguns clientes, então por exemplo a pergunta do @DaniloMuniz sobre a Globo eu não consigo responder tão bem já que não trabalho diretamente com ele hahahah

Mas enfim, voltando para os processos seletivos na quarentena. Muitas empresas tiveram os seus processos congelados, e ai vale trazer que não são apenas os processos de estágio e trainee, mas também processos para vagas efetivas, e muitas vezes esse direcionamento do congelamento vem de uma diretriz global.

No meu caso, meu Squad está quase sem trabalho hahah :sweat_smile:, boa parte dos nossos clientes tiveram suas portas de entradas congeladas. Alguns estamos trabalhando para adaptar tanto as ações de seleção, quanto ações de conexão com a marca (como Lives, eventos etc).

Essas adaptações estão sendo bem desafiadoras, porque a gente sabe que fazer algo online nem sempre é a melhor experiência, já que depende do acesso a internet de muitas pessoas e sabemos que nem todos tem :frowning:, então o nosso desafio e construir experiências que sejam boas e também inclusivas.

18 Likes

Muito legal entender como vocês estruturam as operações :slight_smile:
Realmente, essas alternativas on-line limitam bastante a participação de alguns candidatos. Mas esta sendo incrível ver a criatividade e inovação dos processos.

Muito obrigada pela resposta :slight_smile:

8 Likes

Boa tarde!

Vocês participaram dos processos da Dow no passado ou ainda são responsáveis?

4 Likes

Oi, @DaniloMuniz! Assim como o Dani, eu também não estava no squad do projeto da Globo (mas gostaria, pois eles estavam muito famosos visitando os estúdios haha). De qualquer forma, posso trazer algumas curiosidades pra você de modo geral :slight_smile:

Pra começar: sim, tivemos milhares de inscritos o/ E o processo foi desafiador na mesma proporção que a quantidade de inscritos, ou seja, muito hehehe Apesar das inúmeras horas de trabalho para selecionar os estagiários de todas as mais de 100 vagas, ficamos realizados com a oportunidade de fazer parte de uma conquista tão incrível na vida de tanta gente maravilhosa :heart:

Falando em trabalho e vagas, além da oportunidade na plataforma também fizemos seleção de vagas pontuais através de hunting. E, Danilo, foram incontáveis horas de entrevistas com jovens candidatos :sweat_smile: :joy: A Re, uma das consultoras do projeto, recebeu até um apelido carinhoso de “Rainha do Hunting” :crown:

Também não podia deixar de te contar que a gente recebeu alguns e-mails de uma galera implorando por testes de ator e de atriz! Acredita? hahaha E, para alegria de todos, já vou avisando: fica de olho na plataforma que novas vagas de estágio por lá podem estar chegando no segundo semestre :eyes:

8 Likes

Oi, @ThayCaetano! Participamos sim :smiley:

No ano passado tivemos seleção do Programa de Estágio nos dois semestres e fizemos alguns eventos como o Dow Experience. Nesse ano, por enquanto, tivemos seleção para vagas técnicas e algumas vagas pontuais também!

Você já participou de alguma das oportunidades da Dow com a Eureca?

5 Likes

E aí, @daniel.minetto! Eu estava pensando justamente nisso, em como as empresas estão congelando suas entradas ou utilizando o processo seletivo totalmente online.

Não sei se a Eureca já está implementando a seleção online, caso sim, queria saber as principais adaptações que vocês precisam realizar em relação a operação.

Sobre a segunda parte dessa citação, em relação as ações de conexão com as marcas, queria saber melhor como vocês desenvolvem isso e vendem para os clientes. Queria entender também como isso se conecta a Eureca, por fugir um pouco dos serviços principais de voces relacionados a seleção.

4 Likes

Obrigado pelas curiosidades, @laura! Algumas eu imaginava, mas outras (como a de seleção de atores) nunca passou pela minha cabeça. kkkkkkk

To sempre de olho na plataforma, principalmente nas vagas que são relacionadas ao setor de entretenimento. Ficarei aguardando ansiosamente.

6 Likes

Fala @DaniloMuniz, show! Talvez a resposta fique um pouco grande, mas vamos lá hahahah

A primeira coisa que a gente precisa adaptar é entender se faremos uma dinâmica com muitas pessoas ou mais restrita, se faremos uma entrevista depois ou apenas uma entrevista sem dinâmica, se será realizado um teste, enfim entender o que queremos avaliar e qual é a disponibilidade do cliente e dos gestores envolvidos.

Depois disso a gente tem que levar em conta as ferramentas necessárias, pensando em:

• Quais ferramentas meu cliente tem acesso? (Algumas empresas usam o sistema do Google, outras da Microsoft, algumas não tem restrição etc…)
    Qual ferramenta é simples e funcional? E não precisa de instalação para os candidatos?
    Como agendar as entrevistas online?

Precisamos pensar na experiência, sendo levado em conta:

• Como fazer uma etapa que seja boa para os gestores avaliarem os candidatos?
    Como fazer uma experiência que não seja cansativa?
    Quais momentos precisaremos dar uma pausa?
    Como deixar os jovens mais tranquilos? Como explicar a ferramenta? Como fazer que as pessoas não fiquem se cortando?

Tendo tudo isso em mente é hora de colocar a mão na massa e desenhar de fato a experiência, pensando na dinâmica, na coleta de feedbacks, duração, dia etc etc

Genericamente é um pouco disso :sweat_smile:, mas se a @laura, @lucas.goncalves1 ou a @carla.lopes quiserem me complementam, cheguem ai!

Putz aqui a gente podia ficar diaas trocando! hahahha

A Eureca tem como propósito Empoderar juventudes para que liderem e empreendam as transformações que o mundo precisa, a forma mais “fácil” (na minha visão) de atingir isso é promovendo a empregabilidade, porém quando falamos de conexão de marca não falamos apenas de realizar ações que promovam a marca para o jovem.

Falamos de ações que busquem desenvolver os jovens, seja através de workshops, conteúdos, conhecimento, ações que promovam a conexão com outros jovens e também com profissionais do mercado e ações que mostrem para o jovem o que é de fato a empresa que ele tem interesse em conhecer.

Com o acesso a novos conhecimentos, a uma rede de contatos e a cultura e história de empresas, acreditamos que é possível empoderar a juventude, faz sentido?

E por fim, cada vez mais entendemos que a geração que atualmente está entrando no mercado de trabalho as próximas buscarão trabalhar em um lugar que faça sentido, que veja uma conexão com suas crenças e seus desejos para isso é cada vez mais importante conhecer tanto os jovens tanto as empresas, criar relações transparentes, então essas ações de conexão são sempre bem vindas. E em relação ao desenvolvimento é muito junto de cada empresa, sentando ao lado do cliente e entendendo o que eles buscam e o que eles tem para mostrar também.

Ficou um super textão, me fala ai se fez sentido e se você quiser trocar mais, só falar!

11 Likes

Olá pessoal!! Tudo bem? Espero que estejam lidando da melhor maneira possível…

Estou no meu último ano de graduação em Psicologia e, por ter interesse em atuar na área de Recursos Humanos, gostaria de saber se vocês poderiam me fornecer algum tipo de aconselhamento profissional.
O aconselhamento seria, por exemplo, como poderia me desenvolver melhor, adquirir boas oportunidades de estágios, entre outros. Tenho muito interesse em me aperfeiçoar e realizar bons projetos na carreira, e o contato com pessoas da área é o primeiro passo para atingir esse objetivo.

Agradeço desde já pela atenção de vocês!!

Um abraço, Giovanna.

4 Likes

Uhuuu…
Conte aí.

2 Likes

Boa noite, Caros!

Meu nome é Sidnei Augusto Diniz Junior , moro em São Paulo capital , minha formação academica é Administração De Empresas e seria um grande desafio poder trabalhar nessa grande instituição que é a Arco Educação.

O que mais me chamou atenção é a responsabilidade da ARCO EDUCAÇÃO para com o desenvolvimento de soluções educacionais ao mais alto nível de excelência no mercado em que atua refletindo seu posicionamento muito positivo perante a percepção do seus clientes.

Usem mascaras.

Desde já agradeço pela atenção de todos.

Sidnei .

6 Likes

Olá pessoal!
Amei o tópico e tenho duas perguntas pra fazer e serve pra qualquer pessoa que puder responder!

1. Vocês já receberam algum candidato com deficiência? Mais espeficiamente, auditiva, que é o meu caso, porém pode citar outras deficiências.
    Se sim, como vocês lidaram?

2. Eu gostaria de saber mais algum processo seletivo com inscrições abertas, além da Arco Educação. Alguma indicação?

Por enquanto são essas! Quando eu lembrar de uma outra pergunta, volto aqui! hahaha

4 Likes

Olá, pessoal de Operações!

De uma forma geral, como vocês selecionam os candidatos? O que diferencia um candidato do outro?

Desde já agradeço!

4 Likes